terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O TGV (2)

Comunicação de António Brotas, professor do IST, especialista em Transportes, no dia 13 Dez 2009, no encontro de José Socrates com militantes do PS na FIL:

«Caro Sócrates,

Desejo-lhe dizer 2 ou 3 coisas que escrevi. Entro imediatamente no assunto e leio:

1-Estou convencido que o Governo tem condições para governar e que vai governar 4 anos. As Oposições farão o seu trabalho, umas vezes bem, outras pior, é lá com elas.
O PS só deverá ter uma linha de rumo, um objectivo: governar bem.
Para isso, o conselho que lhe dou é o de que oiça mais o PS.
Não unicamente em encontros como este mas, sobretudo, fomentando, estimulando a actividade, e ouvindo gabinetes de estudo (do PS) que hoje praticamente não existem.

2- Desejo felicita-lo pela decisão anunciada, ontem, do arranque em 2010 das obras da linha de bitola europeia de Caia ao Poceirão, a integrar na futura linha de Lisboa a Madrid.
Esta linha de Lisboa a Madrid vai ser a nossa primeira, mas não única, ligação à rede europeia de bitola europeia. Sem estas ligações o país ficaria uma ilha ferroviária o que seria terrivel para a nossa Economia. O governo socialista deve ser felicitado por dar este primeiro passo para a sua concretização.
Este primeiro troço de Caia ao Poceirão é já muito importante mas, para ser verdadeiramente benéfico a curto prazo, necessita de um pequeno acrescento.
Não tem sentido terminar uma linha de alta velocidade numa plataforma logística, aliás, ainda não construida. Esta linha vinda de Badajoz deve seguir até ao Pinhal Novo onde há uma estação que serve os comboios da FERTAGUS e para o Algarve.
São necessários mais 15 km para a nova linha chegar a esta estação. É a maneira de começar a ser benéfica a muito curto prazo.Para o Poceirão deverá ser feito um (ou mais do que um) desvios laterais para os comboios de mercadorias de baixa velocidade.
Estou certo que se chegará a esta solução quando o assunto for estudado em detalhe.
Enviarei ao Senhor Secretário de Estado dos Transportes dentro de 2 ou 3 dias uma nota sobre este assunto.

3- Um outro assunto paralelo, mas distinto, é o das ligações ferroviárias do porto de Sines.
O Senhor Ministro do Fomento de Espanha veio-nos há dias dizer que a Espanha tem um grande interesse na ligação ao porto de Sines por uma linha de bitola europeia.
Este interesse de Espanha coincide inteiramente com o nosso.
O que precisamos de fazer, quase imediatamente, é uma linha de bitola europeia de Sines ao Poceirão, que assegurará a conveniente ligação a Espanha.
Interessa-nos, além disso, melhorar a ligação por bitola ibérica de Sines ao Poceirão, porque no Poceirão converge a nossa actual rede de bitola ibérica que continuará em funcionamento por mais duas décadas.
O trajecto natural que se impõe para a nova linha é o trajecto directo Norte Sul (já parcialmente estudado). Os elementos expostos parecem indicar que esta linha deva ser uma linha de baixa velocidade, com duas vias, uma de bitola europeia e outra de bitola ibérica, que sirva o litoral alentejano inclusivé para o trânsito de passageiros.
Esta obra está inteiramente ao alcance das nossas empresas, os benefícios serão imediatos e os custos relativamente diminutos.
Em vez disso, a RAVE e a REFER, que não acreditam na migração rápida da rede espanhola da bitola ibérica para a bitola europeia, insistem em fazer uma linha de bitola ibérica de Sines a Évora.
Esta linha é um verdadeiro absurdo que não serve a Espanha e prejudica Portugal, porque deixa Sines com uma péssima ligação à nossa actual rede de bitola ibérica, e porque seria quase um apelo para a Espanha retardar a modernização da sua rêde.
Bem ao contrário, na próxima cimeira de 2010 Portugal deve fazer um apelo a Espanha para não o fazer.»

1 comentário:

pvnam disse...

«........mini-spam........»
SEM ARMAS DE ALTA TECNOLOGIA NÃO HÁ DEFESA/SOBREVIVÊNCIA POSSÍVEL
Todos Diferentes! Todos Iguais!
{TODOS os povos - quer os de maior, quer os de menor, rendimento demográfico - devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta}


---> É preciso abrir os olhos!
---> Ao contrário da colonização europeia nas Américas... os islâmicos (entre outros) são uns PREDADORES INSACIÁVEIS... logo, na Europa nunca irão existir reservas!

---> Os Judeus - já andam 'nisto' há milhares de anos - mostram-nos aquilo que é óbvio: sendo a corrida demográfica a estratégia de conquista... mais eficaz da História da humanidade {vejam este blog: http://tabusexo.blogspot.com/}... e face à existência de predadores insaciáveis.... só existe uma forma de dissuasão capaz de resistir a «guerras de desgaste demográfico»: ARMAS DE ALTA TECNOLOGIA.
---> Milícias e outras coisas do género... são patetices te imbecis!... Visto que, sem a dissuasão das armas de alta tecnologia... não há defesa/sobrevivência possível!
NOTA: Os territórios mais pequenos... têm de se coligar com outros... contra o inimigo comum: os predadores insaciáveis que estão numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios.

---»»» Conclusão: antes que seja tarde demais, há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... SEPARATISMO-50-50... e coligação contra o inimigo comum: os predadores insaciáveis...


P.S.
-> Só os OTÁRIOS [PNR's e afins] é que não vêem que os negociatas-fáceis... não são de confiança... e depois andam por aí a espernear feitos parvos...

P.S.2.
-> Algumas civilizações podem acabar... mas o mundo não vai acabar..., dito de outra forma: COMO É ÓBVIO, quem [um exemplo: os nativos europeus] não constitui uma sociedade sustentável [média de 2.1 filhos por mulher] procura infiltrar-se em qualquer lado...
-> Os negociatas-fáceis são manhosos: não só procuram infiltrar-se em qualquer lado... como também, são INTOLERANTES para com a preservação das Identidades Étnicas Autóctones!