domingo, 31 de maio de 2009

INFORMAÇÃO E PROPAGANDA


As notícias do Jornal de Sexta poderiam ser desmentidas, se fossem falsas.

As notícias do Jornal de Sexta poderiam ser ignoradas, se fossem irrelevantes.

As notícias do Jornal de Sexta poderiam ser silenciadas, se quem as faz temesse o juízo dos tribunais.

O problema é claro: as notícias do Jornal de Sexta são verdadeiras, são relevantes e a ameaça de processos revelou-se desastrosa para o autor.

Por isso, avançaram os especialistas em propaganda.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei.
Claro e conciso. Tão simples quanto isso.

Anónimo disse...

O problema do jornal de sexta não são as noticias. ninguem poe isso em causa. apenas e so a forma como são lançadas e rematadas. essa é a parte que esta profundamente errada. so isso.

dalmata disse...

Hoje um amigo meu dizia que os jornalistas não têm de dar opinião.

E é aqui o ponto da discórdia. A minha opinião (afinal todos temos uma e sobre todos os assuntos):-) é que uma grande parte do trabalho do jornalista é precisamente...Opinar.

E é disso que a maioria das pessoas não gosta, embora elas próprias se achem no direito de opinar sobre tudo e a maioria das vezes dizendo grandes disparates.
As opiniões também estão, regra geral, associadas ao preconceito (um conceito que formulamos por moda ou porque é preciso perder muito tempo a desconstruir esteriótipos e não estamos para isso que dá muito trabalho).

No caso do Jornal de Sexta, todo o mundo tem opinião sobre a MMG mas deus nos livre de ter opinião sobre os temas tratados porque afrontam o poder e nós temos medo, muito medo!

A MMG não tem e, sim, dá a sua opinião, que como disse no início entendo que faz parte do trabalho dos jornalistas.

Voltando à parte em que o Português opina sobre tudo mas só sobre o que não afronta os seus interesses comezinhos do dia a dia: a casinha, o empreguinho, e deus nos livre de os criticar porque argumentam logo com "ai, se tivesses filhos não falavas assim".

Portanto, os filhos serão iguais aos Pais porque é esse o exemplo que têm.

A maioria das pessoas critica apenas e só o estilo da MMG porque ela, em boa verdade, não lhes pode fazer mal algum. Já o resto não interessa criticar não vão ficar emparteleirados ou na rua e isso é um preço muito alto.

Goste-se ou não do estilo, e isso de facto é discutível, o trabalho do jornalista é opinar, confrontar, explicar, traduzir se quiserem e mostrar as entrelinhas, mas nunca não ser ele próprio.

Tudo o que somos transparece no nosso trabalho e quem não é assim (porque somos todos, não vivemos por compartimentos!)venha agora atirar pedras à MMG, mas só a ela, ao Poder não convém porque podemos levar com elas nos cornos!

Triste Povo...

Miguel disse...

Certeiro, Enes, certeiro!

M, Viana

Lifepassenger disse...

Ora nem mais, só acrescento e com isenção. Ditadura isso não!