terça-feira, 24 de junho de 2008

QUEM PRECISA DE UM NOVO AEROPORTO?


O Aeroporto da Portela, cujo esgotamento vem sendo anunciado desde Marcelo Caetano, que lançou os primeiros estudos para um novo aeroporto internacional de Lisboa, é capaz de ser demasiado valioso.

Localizado no interior da cidade, é o aeroporto com melhores condições meteorológicas da Europa para a navegação aérea e contribuiu seguramente para que Lisboa tivesse batido no ano passado todos os máximos de turistas estrageiros e de ocupação dos hotéis, sem ser preciso investir em estádios, como em 2004, ou em pavilhões e grandes empreendimentos habitacionais, como em 1998.

Claro que a urbanização daqueles terrenos, com vista privilegiada para o estuário do Tejo, também não teria preço. Pois, o problema do aeroporto é ser demasiado valioso.

Quem quiser pensar melhor sobre este assunto pode começar por visitar a Portela, primeiro junto à saída de emergência vizinha de Figo Maduro, depois do lado ocidental, a caminho da Alta de Lisboa. Estamos no Verão, altura de maior densidade de tráfego aéreo, a melhor para ficarmos zonzos com tanto movimento e tanto barulho anunciado.

Quem regressar espantado dessas visitas poderá ler "O Erro da Ota e o futuro de Portugal" (Ed. Tribuna da História, 2007), bem como este estudo de Rui Rodrigues. A reportagem da TVI sobre o assunto está na barra direita deste blog e chama-se "Aeroporto: a mentira".

Boa viagem!

Sem comentários: