Este sr. dr. chama-se Jorge Breda e é presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
Hoje, numa conferência de imprensa, anunciou que me queria "esfolar".
Serve este postal:
1) para informar a minha família de que estou vivo e sem nenhum arranhão;
2) para agradecer aos médicos meus amigos que se ofereceram para me curar de feridas sofridas no decurso do meu trabalho sobre Oftalmologia (começam a ser muitos!);
3) para tranquilizar o meu cão, que viu este sr. dr. na televisão e ficou nervoso;
4) para lembrar ao sr. dr. Breda o Código Deontológico dos Médicos:
Artigo 12.º
(Dignidade)
Em todas as circunstâncias deve o Médico ter comportamento público e profissional adequado à dignidade da sua profissão.
10 comentários:
1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.
2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais."
O que o sr. diz é "Deixe-me ser eu a FALAR com este gajo". Ouve-se claramente, sem margens para dúvidas. Ora quem está em falta com o seucódigo deontológico parece ser o amigo Carlos.
"O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão ".
Foi o que ele fez. Ouvi mais de dez vezes aquilo que o carroceiro, ai perdão, o médico, disse e o sr. que faz o comentário pelos vistos ouviu aquilo que lhe convém.
Talvez também seja médico...
"...considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais".
As provas estão lá, são bem audíveis, acho até que o autor deve estar, a esta hora, arrependido e envergonhado, não pelo que disse mas porque nunca pensou que ficasse gravado!
Falta profissional grave é a deste médico e de todos os outros que envergonham aqueles que ainda exercem medicina com Amor, e sim sr. dr., muitos ainda fazem pro bono, é que ser médico não é só uma profissão para ganhar dinheiro é uma forma de ser e de estar.
Não ficava nada mal ao médico que apareceu na televisão explicar porque é que em Portugal, no Privado, cobram o dobro do que cobram em Espanha. E se fizesse umas "borlas", ou seja, se trabalhasse algumas vezes de "graça" como ele próprio disse para o jornalista fazer, não ficava mais pobre por isso.
"...Ouve-se claramente, sem margens para dúvidas"
O Sr. está a precisar de consultar um colega seu de otorrino mas cuidado, parece que nesta especialidade a situação das listas de espera para consulta é semelhante à de oftalmologia.
Os Portugueses não se querem cegos nem surdos, se o sr. não é as duas coisas ou uma das duas, deixe-se de defender situações miseráveis que nos envergonham enquanto nação.
O código deontológico, dos médicos, e o de cada um de nós, serve para sermos melhores, como pessoas e profissionais, não serve de escudo para a grosseria, a ganância, a mentira e a desonestidade.
Caro Anónimo que me trata por "amigo Carlos":
Julgava que os homens honrados, quando querem denunciar legitimamente os outros, nunca o faziam ao abrigo do anonimato.
Tinha de si uma ideia diferente.
Mas compreendo-o. A sua mentirola é tão grosseia que o Caro Anónimo não quer ser o bobo da corte.
Aquele Abraço.
CE
Parabéns! Isso é estatuto, não é qualquer um que tem uma proposta dessas em directo. Deixe o homem tentar esfolá-lo, eu pego num banquinho e assisto. Prometo não tomar partido, mas faço apostas.
carlos,
Eu cá sempre ouvi dizer que o mais difícil era conseguir esfolar o rabo do gato. No entanto, ficas a saber que disponho de um largo stock de Betadine e ligaduras, pensos e pomadas, que tenho o maior prazer em te dispensar, caso necessidade. Ah!, e pimenta, para pôr na língua. Sabes como é, quem tem miúdos...
Toma lá abraço.
Caro Carlos
Cão que ladra não morde.
Sobre televisão, estou mais para os lados de Os Tribalistas:
Não tenho paciência p'ra televisão
Eu não sou adiência para solidão
Porém, ao descobrir este blog, talvez comece a dar umas espreitadelas.
Um abraço
Por linhas travessas e arredondadas descobri o Blog de um dos profissionais de TV, e são muito poucos, que aprecio pela frontalidade e coragem.
Carlos, estou consigo
PS: "Comerciantes" há em todas as profissões mas estes abusam
Até que enfim aparece mais um Jornalista! Já julgava que só existia o Mário Crespo.
NM
Parabéns pelo óptimo trabalho que tens realizado e pela tua frontalidade.
Gostou de ler o post que falas da Irmã Bernadete. Grande professora. Deve-lhe muito daquilo que hoje sou. Tens notícias dela? A última vez que a vi (com o mesmo ar de velhinha de há 30 anos), estava a morar em Caminha.
Cumprimentos desta tua conterrânea
Luísa Novo
Das coisas:"as coisas, quando se fazem, não se dizem, e que quem anda a proclamá-las é porque nunca as fez"
Ainda mais certo, é o que é bom haver quem veja e fale das coisas incertas e menos certas que nos rodeiam.
força Carlos, pela tua espécie de sacrilégio... ao escrevê-las, e sobretudo ao vê-las e partilhá-las - com o mesmo sentido de Justiça sempre.
Estou contigo.
Enviar um comentário