quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DAS FONTES

"O trabalho de reportagem do "Diário de Notícias" é das mais notáveis e consequentes peças jornalísticas na história da Imprensa em Portugal. O e-mail com registos claros da encomenda feita por Fernando Lima não é "correspondência privada" que se deixe passar pudicamente ao lado. É uma infâmia pública de gravidade nacional que exige denúncia.
Invocar aqui delações, divulgação de fontes ou violação de correspondência é desonesto".


Mário Crespo, in Jornal de Notícias

O que eu penso já partilhei aqui. Mas interessa-me a opinião contrária, de um jornalista que respeito. Descontando o tom apologético, só uma discordância insanável.

Por maior importância que se atribua ao "assunto principal", a questão da divulgação de fontes confidenciais não pode ser relativizada.

As fontes confidencias de informação são um património imprescindível do jornalismo, da democracia e da Liberdade.

No dia em que as potenciais fontes confidenciais de informação tiverem medo de contactar jornalistas está tudo acabado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estará este assunto, inserido no código deontológico e que este só é chamado à baila, quando convém?

Leonardo Monteiro disse...



Concordo com o anonimo de cima
Que porra é esta? Você é da TVI
Você não tem a mínima moral para atacar quem quer que seja pelo que for, a partir do momento em que vendeu isenção e objectividade por audiencias e diversão

Portanto agora, e se compreendo as suas críticas a este assunto, por favor guarde respeitoso silêncio - não pretendo "asfixia-lo democraticamente", pretendo apenas mostrar-lhe que parece ridiculo.

Anónimo disse...

Pior, muito pior... o que o DN usa como argumento, e o mesmo o Mário Crespo, são vómitos sem corpo que os expulse. Mas escarro arco-íris é mesmo o facto de Crespo esquecer, ou não, que se aquele e-mail do Público não servisse um fim específico, todos sabemos qual, jamais veria a luz do dia! E isto deixa na merda os argumentos do Mário Crespo.
Já para não falar de que se tratou de uma bufaria interna do Público que o DN abocanhou qual cão esfomeado em caixote do lixo promissor, que lhe chegou por via que se sabe, creio, que envolveram umas ... gentes exógenas ao Público.
Miséria total a que esta merda chegou.
Rita

dalmata disse...

Rita, se continuar a comentar aqui no blog peço-lhe que use mais nomes. Não ceio que se chame simplesmente Rita!É que não quero que confundam os seus comentários com os meus porque apesar de eu assiná-los como também me chamo Rita não quero que me confundam.

É que o estilo é completamente diferente e as opiniões também! Obrigada

Ana Rita Cavaco