terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PURA MANHOSICE



"Uma coisa é a vontade expressa de um jogador, outra o seu estatuto e outra as opções do seleccionador nacional, isto é um contexto. O contexto de andarmos por aí a tapar o sol com a peneira, sem também discutirmos o que é fundamental no futebol, porque não dá notícia ou não é espectacular, como o incentivo à prática do futebol, mais treinadores, mais campos, mais jogadores, a problemática dos estrangeiros em toda a Europa..., são coisas para as quais as pessoas não estão viradas (...) Liedson na selecção é um falso debate".

Carlos Queiroz, seleccionador nacional de futebol

Cá este um belo naco de discurso do português puro: uma manhosice pegada. Os brasileiros naturalizados portugueses são os novos judeus e os teóricos de uma selecção de portugueses nascidos em Portugal a sua Inquisição light.

Os franceses, esses chauvinistas, foram campeões do Mundo com Henry, Vieira, Djorkaeff, Karembeu... uma equipa de pretos liderada por esse argelino (argelino, não é?): Zidane. Zizou, Zizou Zizou, ao erguer a taça no Arco do Triunfo.

Quando vejo na televisão um tipo que foi deputado, como Sílvio Cervan, defender "pessoalmente" esse projecto higiénico, mas consentir, já que o "precedente" está aberto, que o Liedson até dá jeito para chegarmos outra vez à África (do Sul), chego a corar de vergonha.

Sem comentários: